segunda-feira, 9 de abril de 2018

ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL


Na adolescência - período no qual ocorrem modificações biológicas e psicológicas - o jovem procura definir a sua identidade, adquirir a imagem corporal e consolidar a sua personalidade. O adolescente tem, portanto, como tarefa primordial, nessa etapa da vida, a definição de identidade pessoal: sexual, ideológica, religiosa e profissional.
O momento da tomada de decisão em relação a que profissão seguir pode gerar muita ansiedade, pois envolve aliar: interesses, aspirações, medos, exigências familiares, sociais e do mercado de trabalho. Nesse sentido, a escolha da profissão adquire relevância e requer, muitas vezes, a intervenção de profissionais especializados. Assim sendo, a Orientação Vocacional configura-se como o campo de atividades que dispõe de conhecimentos teóricos e práticos destinados a facilitar o processo de "escolha" e elaboração de projetos futuros, sobretudo, do adolescente.
Neste sentido, os serviços de psicologia e orientação das escolas proporcionam o acesso a serviços de apoio educativo especializados que asseguram uma intervenção pedagógica individualizada ou em grupo e que apoiam os jovens nas opções que tomam ao longo do seu percurso escolar, facilitando assim o desenvolvimento da uma identidade pessoal e a construção de um projeto de vida pessoal. Tanto os especialistas em orientação escolar como os professores/diretores de turma exercem um papel fundamental no acompanhamento dos alunos, na clarificação das trajetórias possíveis, na articulação com outros serviços de apoio socioeducativo, na proposta e celebração de protocolos entre escolas e serviços diferentes, empresas e outros agentes da comunidade ao nível local.
Os serviços de psicologia e orientação desempenham também um papel relevante na identificação e monitorização de situações problemáticas que possam surgir no processo de aprendizagem; no aprofundamento da autoestima dos alunos por via do apoio psicológico e da orientação dos estudos; na implementação de estratégias de transição para a vida ativa, encorajando os alunos que frequentam o ensino básico e secundário no desenvolvimento de competências e atitudes de «aprendizagem ao longo da vida».

No próximo dia 26 de abril, este Agrupamento irá receber, uma vez mais, uma Feira de Orientação Escolar. À semelhança de anos anteriores, teremos a presença de diversas Instituições de Ensino Superior e outras Entidades que certamente contribuirão para ampliar os horizontes e perspetivas dos alunos, uma vez que terão contacto direto com toda a informação que necessitam para poderem realizar uma análise cuidada das ofertas educativas e formativas disponíveis e tomarem as suas decisões num fututo próximo.
Esperamos que esta atividade seja uma mais-valia para a construção do projeto de vida dos que nela participam e que todos os alunos se envolvam ativamente na recolha de informação junto das entidades presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

20 de março - Dia Internacional da Felicidade

Já sorriu hoje? J Em 2012, os 193 estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), aprovam por unanimidade “O Dia Internacio...